04 abril 2012

Trabalho em sala de aula...

       O Método Montessori consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade.
       Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade.
       O material criado por Montessori tem papel preponderante no trabalho educativo, pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
       No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização.
       A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem, disciplina e com um relativo silêncio. O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige e a professora não precisa falar alto.
       Na sala do 2° ano todos esses aspectos acima são levados em consideração e cada criança através da sua motivação intrinseca utiliza os materiais e a partir deles parte para a abstração de conteúdos. Veja algumas fotos de nossa turma trabalhando em harmonia.